O MDF é um produto composto de fibras de madeiras prensadas, com acréscimo de resinas sintéticas, aditivos e um processo de aglutinação. Surgiu no mercado em 1997, como alternativa a madeira aglomerada e desde então, é cada vez mais utilizado em ambientes interiores e em diversos móveis e decorações.
Benefícios:
- É ecologicamente correto;
- Versátil;
- Mais barato do que a madeira natural;
- Homogêneo, com textura suave;
- Permite corte em todas as direções;
- Leve e resistente.
Variações
O MDF pode ser encontrado com a superfície in natura ou com revestimento em fórmica em ambas as faces, lâminas de PVC e com papéis decorativos, como por exemplo, finish foil (FF), baixa pressão (BP) e alta pressão (AP), que oferece resistência contra a umidade, impactos, abrasão também altas temperaturas.
Aplicações
Pisos de MDF
Temos duas opções:
- Carpete de madeira: pode possuir uma chapa de MDF na base ou outros tipos de madeira processada como um compensado simples ou aglomerado. Depois é revestido com uma folha fina de madeira natural, colada e prensada.
- Laminados: são mais resistentes do que o carpete, pois é uma chapa de MDF ou PVC revestida por uma película de alta pressão (AP), superando a madeira natural.
Móveis
Armários de MDF por exemplo, são leves, contribuindo para o alto desempenho do móvel, pois o abrir e fechar é fácil. A finalização é perfeita, com acabamento brilhoso ou mais suaves, com opções mais resistentes a umidade, mancha, calor, arranhão.
Revestimento de Parede
Cria um ambiente mais sofisticado e é uma ótima alternativa a tinta, papel de parede, azulejo. Pode ser apenas um detalhe decorativo e até mesmo servir para dividir ambientes.
Fonte: https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/material-da-semana-mdf